domingo, 6 de setembro de 2009

A IDADE DA TERRA E DO UNIVERSO




Nas próximas postagens abordarei uma questão levantada por um dos leitores,a qual em geral coloca vários cristãos com dúvidas sobre a concordância entre a Bíblia e a ciência,a saber: A teoria de Darwin,a idade da terra e a vida em outros planetas. O leitor verá aqui que muito das dúvidas que surgem entre eles devem-se principalmente a um desconhecimento do fato de que uma terra antiga em nada contradiz o relato de Genêsis,e que os criacionistas defensores de uma terra jovem,o fazem por influência de alguns crentes fundamentalistas que se fecham a um estudo apurado do tema,por julgarem que a ciência se opõe á Bíblia.

Primeiramente abordarei a questão com a explicação bíblica para a idade da terra,a qual demonstra que as Escrituras são completamente coerentes em sua totalidade ao conceito de uma terra antiga. Peço aqui licença aos leitores Ateus-militantes-fundamentalistas,que evidentemente não aceitam nenhuma explicação bíblica, mas o blog também tem leitores para os quais a Bíblia é um relato fidedigno do pensamento do Deus Criador. De qualquer forma em postagem posterior,uma visão totalmente científica, mostrará que a idade da terra em bilhões de anos e o relato da criação em Genêsis em nada se contradizem,independentemente do texto bíblico.

Uma leitura atenta do texto inicial de Genêsis,com uma exegese adequada do original hebraico,revela o seguinte:
: ‘ No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era informe e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas (Gênesis 1:1-2). . O verbo traduzido como “era” aqui,no hebraico é o mesmo utilizado em Genêsis 19:26,que diz que a mulher de Ló “se tornou um estátua de sal. Ela não “era”, mas “tornou-se”. No mesmo princípio a terra não era sem forma e vazia,mas tornou-se assim.Os tradutores iniciais evidentemente tendo um conceito de que a terra teria uma idade entre 6.000 a 10.000 anos traduziram segundo sua opinião,fugindo ao real significado hebraico.Muitos pensam que Gn 1:1 é o tema dos dois primeiros capítulos de Genêsis. Mas se o versículo 1 é o tema como pode o versículo 2 começar com “e”? “E” significa que algo já está acontecendo e que algo mais acontece a seguir. “E” é uma conjunção que liga duas coisas: a primeira aconteceu e a segunda virá logo a seguir. Isto quer dizer que depois que Deus criou,algo aconteceu.O texto hebraico portanto,corretamente traduzido é “ No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra se tornou assolada e vazia. A “Concordant Version” de Genêsis traduz assim: ... porém a terra se tornou um caos e vaga” Caos quer dizer confusão. Algo aconteceu entre os versículos 1 e 2 que fez a terra se tornar assolada e vazia. Quando Deus fez isto? Não podemos encontrar um registro de tal acontecimento na história humana.Deve ter acontecido antes do mundo adâmico,no tempo em que Deus julgou os céus e a Terra devido á rebelião de Satanás e seus seguidores. A terra foi coberta pelas trevas.Assim,a terra “se tornou sem forma e vazia” sepultada sobre profundas águas e coberta com trevas.(Gn 1:2).

Isaías 45:18 diz: ...Deus que formou a terra...não a fez para ser um caos.” Jó38:4-7,mostra que Deus criou a terra em boa ordem. Aqui vemos que quando Deus “lançava os fundamentos da terra”,”lhe pôs as medidas”,e “estendeu sobre ela o cordel”, “as estrelas d’alva juntas alegremente cantavam e rejubilavam todos os filhos de Deus(anjos). Quando isso aconteceu? Com certeza foi em Gn 1:1,não em Gn1:2,como poderiam os anjos cantar e se rejubilar ante a uma terra sem forma e vazia?.
Genêsis 1:2b não se refere á criação original de Deus,que foi completada com o versículo 1,mas á restauração de Deus.Deus vei restaurar aquilo que havia sido arruinado e fez uma criação adicional.Nesta época por exemplo Deus criou o homem. Ele foi um ser criado por Deus,não restaurado por Deus.Gn 1:2b a 2:25 é um trecho que nos mostra a restauração de Deus do universo arruinado,mais a sua criação adicional.Vejamos com atenção o capítulo 2 versículo 4, “ Estas são as origens dos céus e da terra,quando foram criados;no dia que o Senhor Deus fez os céus e a terra.”(Versão revista e corrigida de JFA). A maioria da pessoas presta pouca atenção a este versículo;no entanto ele é muito significativo. Ele nos mostra tanto a criação original como também a restauração de Deus.A primeira metade deste versículo diz,”... dos céus e da terra,quando foram criados.” Observe que os céus são mencionados primeiro e depois a terra,e que o verbo usado aqui é “criado”. A segunda metade do versículo diz:”... no dia em que o Senhor Deus os fez.” Aqui o verbo mudou de criou para fez. Criar significa produzir algo do nada,e fazer significa trabalhar encima de uma substância já existente afim de produzir algo dela. Precisamos ver que originalmente,os céus e a terra foram criados. Em seguida a segunda metade do versículo diz:”... no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus.”Note aqui a mudança de sequência. Primeiramente Deus criou os céus e a terra;depois disso,fez a terra e os céus.
Em Genêsis 1:1,Deus criou: “ No princípio criou Deus(primeiramente) os céus e (depois) a terra.” Depois,do versículo 3 até o fim da capítulo 1,Deus fez a terra e os céus.”...o Senhor Deus fez a terra e os céus.” Se lermos novamente o capítulo 1,podemos ver que no terceiro dia Deus restaurou a terra. Deus não criou a terra,pois ela já estava lá,submersa nas águas.Com isso,Deus restaurou a terra no terceiro dia. Também no quarto dia Deus restaurou os céus.Assim,na restauração não foram os céus e a terra,mas primeiramente foi a terra e depois os céus. Todavia,na criação primeiro foi os céus e depois a terra.

Algo aconteceu entre os versículos 1 e 2 que fez a terra se tornar assolada e vazia. Gênesis 1:1: "No princípio criou Deus os céus e a terra" descreve o primeiro passo da criação original, se refere à criação do nada da matéria informe, a uma criação perfeita: "os céus e a terra". Esta criação física original resulta completa em si, como todas as coisas que Deus cria, mesmo se desta primeira criação não se conhecem os particulares. Gênesis 1:2 é o resultado de uma destruição de uma catástrofe e subentende um resultado de um episódio da "proto-história" do universo. Esta inicial criação original de Gênesis 1:1 foi seguida por um período indeterminado de tempo, ao qual podem corresponder todas as eras geológicas de milhares de anos, atualmente observadas com meios radiométricos,a existência dos dinossauros,hominídeos,cujos fósseis são errôneamente classificados como ancestrais do homem pelos evolucionistas.
O grande cataclisma que reduziu a terra a "informe e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo" deve ter sido um evento de alcance cósmico e portanto pode referir-se somente à rebelião de Satanás, à sua expulsão do céu e à sua queda na terra’. Por conseguinte, Gênesis 1:3-31 descreve a "re-criação" durante a qual o Criador, reconstruiu pela matéria informe da criação original preexistente a criação adâmica’. Esta interpretação permite afirmar que a Bíblia não contrasta com a ciência’ Para resumir portanto, primeiro houve a criação perfeita de Deus, esta criação porém a seguir à queda de Satanás do céu se tornou informe e vazia pelo que Deus teve que refazê-la. Os seis dias da criação portanto não foram na realidade dias de criação mas dias de recriação ou de restituição. Entre o versículo 1 e o versículo 2 do primeiro capítulo do Gênesis podem-se tranquilamente colocar as várias eras geológicas de milhões de anos de que falam os cientistas.


Para finalizar cabe aqui uma explicação,que por não ser conhecida da maioria dos cristãos que defendem uma terra jovem,os fazem rejeitar a idéia de uma terra antiga,por pensarem errôneamente que este conceito favorece a idéia do evolucionismo a filosofia de vida do ateísmo. Isso é um grande engano. A idade aproximada da terra em 15 bilhões de anos consenso entre a maioria dos cientistas, é um período de tempo ínfimo comparado ao tempo necessário para que a vida surgisse aleatoriamente e chegasse a complexidade vista hoje. Vários cientistas ateus já calcularam as probabilidades disso ocorrer aleatoriamente e o tempo obtido por eles como necessário á evolução ultrapassam os trilhões de anos. Considerando que nosso sistema solar tem a idade avaliada em 4.2 bilhões de anos e a terra 3.5 bilhões de anos,a conclusão clara emudece os defensores do evolucionismo,é um tempo muito pequeno comparado ao que seria necessário para explicar a complexidade da vida vista pela ciência.O biólogo molecular Harold Morowitz calculou a distância entre os mundos inorgânicos e orgânicos,e concluiu que se pegássemos a mais simples célula viva e quebrássemos cada ligação química dentro dela,as chances da célula se remontar debaixo de condições ideais(as melhores condições químicas possíveis onde nenhuma substância exterior seria permitida invadir e nenhuma substância necessária seria permitida sair),seria 1 chance em 10 elevada a potência 100.000.000.000.(Shapiro,Robert, Origins: A Skeptic’s Guide to the Origino f Life on Earth). Diante de fatos como este a escala de tempo em 15 bilhões de anos para o universo,é irrelevante e desautoriza completamente a Teoria da Evolução de Darwin. Só relebrando o prêmio Nobel Fred Hoyle,um dos maiores cientistas da era moderna,ateu declarado,teve mais fé em acreditar que extra-terrestres trouxeram a vida em uma nave espacial para a terra(escreveu um livro defendendo sua tese),do que acreditar no modelo evolucionista.


Caso o ateísmo-militante-fundamentalista,critique a visão apresentada aqui pelo fato de ser bíblica,segundo as probabilidades ,acreditar em cura divina,ou que Deus separou as águas do Mar Vermelho,requer muito menos fé,que acreditar nas idéias de Darwin,o Moisés da religião do ateu. Aliás em matéria de fé,temos de reconhecer,eles(os ateus) são incomparáveis,nós acreditamos em um livro que tem perfeita sintonia com a ciência e explicamos a origem e a vida no universo,eles acreditam em um livro que os faz emudecer diante das questões das origens. De qualquer forma não podemos culpá-los,pois como vimos ainda não se passaram trilhões de trilhões de anos para vermos a comprovação de sua teoria. Nunca vi tamanha fé!

Nenhum comentário: