terça-feira, 8 de setembro de 2009

FAZENDO JUSTIÇA A DARWIN






Assim como existem muitos ateus militantes fundamentalistas, que se opôe á Bíblia pelo simples fato de não suportarem a idéia da existência de um Deus criador que se relaciona com o homem.Muitos cristãos por não aceitarem a teoria da evolução,(e não é preciso explicar o motivo,uma vez que vários cientistas e pessoas da mais elevada capacidade intelectual também a rejeitam),têm um conceito inadequado a respeito de Charles Darwin. Há vários anos estudando este assunto de maneira criteriosa e com um estudo meticuloso do tema,achei necessário para o bem do conhecimento e a lisura de meu posicionamento,o qual se baseia em pesquisa e ciência,decidi pesquisar a vida do autor da "Origem das Espécies",obra que é a bíblia do evolucionismo,e portanto do ateísmo.Como o número de biografias que já foram publicadas sobre ele é grande,minha escolha caiu sobre o livro escrito pelos evolucionistas Adrian Desmond e James Moore. O primeiro estudou na Universidade de Londres e em Harvard,é doutor em paleontologia e história da ciência;o segundo ensina história da ciência na Open University de Londres,tendo também ensinado a mesma matéria como professor visitante em Harvard entre 1992 e 1993 . Minha escolha desta como a melhor biografia de Darwin a ser lida,não se deveu ás cerce de 700 páginas,com inúmeras notas e ilustrações,mas sim aos excelentes comentários proferidos por fãs do naturalista,a maioria de evolucionistas,o que ao meu ver carimba a fidelidade da obra com a vida de Darwin,apresentada em " Darwin,a vida de um evolucionista atormentado". Só para citar uma destas opiniões ,vejamos o que diz Stephen Jay Gould,um reconhecido biólogo e paleontólogo evolucionário: " inquestionavelmente,a melhor biografia já escrita sobre Darwin,Desmond e Moore são brilhantes.


A leitura deste livro me mostrou que a opinião de muitos cristãos e deístas favoráveis á Bíblia,com relação á Darwin é equivocada. Minha conclusão a respeito de Charles Darwin é a seguinte: Um homem incomum,sem traços de arrogância,bem intencionado e corajoso,como revelou durante a viagem ao redor do mundo no Beagle,uma das grandes expedições realizadas no passado. O caráter de Darwin era exemplar. Excelente pai,esposo amoroso,como homem de posses que era,fazendo parte da elite,suas atitudes eram louváveis. Com os serviçais era de uma bondade e respeito impressionante;generoso e justo,tratava-os com uma consideração incomum á maioria da famílias abastadas da Inglaterra na época. Abominava a escravidão e criticava duramente os que se beneficavam dela. O carinho e amor recíproco entre ele e a esposa Emma é tocante.


Sofreu praticamente a vida toda com uma saúde frágil,principalmente com problemas estomacais,o que valoriza ainda mais a dedicação que tinha em tudo que se propunha fazer.Tal sofrimento não foi nada perto do que passou quando da morte de sua querida filha Anne,aos onze anos de idade,filha esta que lhe enchia de carinho e era segundo dizia,uma luz em sua vida.Portanto creio ser necessário mostrar ao leitor que quando aqui combato a doutrina da teoria da evolução como a bíblia do ateismo militante fundamentalista,e cito Darwin,o faço com relação á teoria e não á pessoa do mesmo. Darwin apresentou muitas dúvidas sobre as idéias que expressou em seu livro,não apenas pelo cuidado que tinha com Emma,uma cristã convicta,mas também porque no seu íntimo questionava se a seleção natural era a única razão da existência da vida. Na última noite de sua vida,sentindo dores terríveis,amparado pelo filho Frank e a filha Henrietta,chorou impotente dizendo: " Oh Deus! Oh,meu Senhor!(Desmond & Moore,pg.671). Em seguida perguntou " cadê mamãe" e expirou nos braços de Emma,no dia 19 de abril de 1882.


Considerando a vida de Darwin e suas próprias dúvidas,acho muito provável,que se ele tivesse vivido para ver os avanços da ciência,em especial da biologia molecular,da genética,e do conhecimento que se têm hoje(defendido até por cientistas ateus) da impossibilidade de que a vida tenha surgido ao acaso,e que as espécies intermediárias,continuam a ser um sonho dos evolucionistas;com a coragem com que sempre viveu,reconheceria o erro da teoria da evolução. A crítica aqui á teoria da evolução,não é á pessoa de Darwin,e sim a um grupo de pessoas que procuram justificar seu ateísmo(respeitando o direito que os mesmos tem de optar por esta filosofia),colocando-se sob a capa de uma pretensa ciência. Não critico Darwin,que no leito de morte invocou a Deus,critico isso sim,o fundamentalismo disfarçado de ciência.

Nenhum comentário: