terça-feira, 8 de setembro de 2009

ALGUMAS RESPOSTAS(1) (Conforme prometido)





Antes de iniciarmos com repostas á alguns questionamentos que são feitos pelo ateísmo militante fundamentalista á Bíblia,precisamos estabelecer um padrão,e creio que o leitor concordará comigo que o mesmo é necessário em uma discussão onde não pode haver um peso e duas medidas. O mesmo rigor que se exige quando se requer que a Bíblia explique algo,deve ser o mesmo a se requerer que o ateísmo explique um questionamento que lhe é feito,ou seja se você me pede para explicar algo e determina o rigor,nada mais justo que ao lhe pedir também explicações eu possa determinar no mínimo o mesmo rigor. Justo? Tenho certeza que o leitor responderá,sim. Vamos lá então.

1) Peço licença aos ateus para conjeturar com eles a respeito do conceito do Deus que é revelado na Bíblia,cientes que os mesmos não crêem e respeitando este seu direito,necessito apenas que considerem o conceito,ou seja um Deus que criou o universo,que existe antes de haver tempo e espaço,portanto muito além da capacidade da mente humana alcançar.Este Deus inspira um livro,onde tem determinado baseado na sua vontade ( se temos vontade,porque não ele,que pode ter o que temos e o que não temos,novamente considerando o conceito de Deus,independentemente de crer ou não) o que Ele deve revelar e o que não,por motivos que não sabemos. E Ele mesmo deixa isso explícito no seu escrito:” As coisas ocultas pertencem ao Senhor Deus,porém as reveladas nos pertencem....”(Dt 29:29).Ora,é perfeitamente lógico que considerando o conceito de um Deus que existe antes de haver o próprio universo,Ele pode saber o que deve ser revelado e o que não. Basta imaginar um grande empresário,que sabe quando e o que dever revelar a seus filhos sobre seu negócio,e quando não deve fazê-lo.

2) Nenhuma pessoa instruída alegaria ser capaz de explicar completamente todas as dificuldades bíblicas. Contudo é um erro o crítico pressupor que o que não foi ainda explicado,nunca o será.Quando um cientista se depara com alguma anomalia na natureza,ele não desiste de fazer cuidadosos exames científicos adicionais.Nenhum cientista verdadeiro desiste de seu trabalho simplesmente porque não consegue explicar um dado fenômeno. Houve épocas em que os cientistas,por exemplo,não tinham explicações para fenômenos naturais,como os meteoros,os eclipses,os tornados,os furacões e os terremotos. Todos estes mistérios se renderam á perseverança da ciência. Em uma postagem anterior coloquei dez perguntas para as quais a ciência ainda não tem nenhuma resposta.Ao contrário do que muitos pensam até conceitos muito bem estabelecidos na ciência ainda são questionados,por exemplo a teoria da relatividade de Einstein é a teoria da física mais bem comprovada até hoje,e encontra cientistas que não estão satisfeitos,pelo fato da mesma não ser possível conciliar com a física quântica,por isso buscam uma teoria unificada. Caso Não a encontrem,uma das duas tem de ser descartadas a teoria da relatividade ou a física quântica. O problema é que ambas se revelam verdadeiras pelos experimentos.Deveríamos então dizer que toda a ciência é uma contradição?Lembre-se agora do padrão de justiça que estabelecemos no início.

3) Portanto pelo padrão que estabelecemos de justiça,o qual deve ser acatado pelos críticos da Bíblia senão estarão fora da razão,o que até hoje não foi explicado na Bíblia,não significa que é inexplicável.Da mesma forma que para a ciência discrepâncias não significam contradições,pelo critério da lógica e justiça,não podem tampouco serem qualificadas de contradições possíveis discrepâncias da Bíblia.

4) Por que buscar uma resposta se há uma pré-suposição de que ela não exista.Da mesma forma perseverante do cientista,o estudioso da Bíblia tem sido recompensado em sua fé e pesquisa.Muitas dificuldades para as quais vários eruditos do passado não tinham explicações já foram superadas através da história,arqueologia,lingüística e outras disciplinas. Durante anos um dos argumentos,vejam só,dos críticos para Moisés não ter escrito o Pentateuco era a alegação de que a escrita ainda não existia na época dele. Hoje se sabe que a escrita existia milhares de anos antes dele.A Bíblia foi muito criticada por falar dos Hititas(Heteus),por ser um povo completamente desconhecido dos historiadores,até que a arqueologia achou uma biblioteca hitita na Turquia. Se formos rejeitar a Bíblia,por dificuldades ainda não explicadas,temos de rejeitar toda a ciência.

5) Ás vezes um ensinamento bíblico se apóia num pequeno detalhe histórico(Hb 7:4-10),numa palavra ou numa frase(At 15:13-17),ou mesmo na diferença entre o singular e o plural(Gl 3:16).As interpretações humanas não são infalíveis.Podemos estar errados quanto á alguma coisa da Bíblia. A Bíblia não muda,mas nossa interpretação pode mudar.Os seres humanos são finitos,e seres finitos cometem erros.É por isso que há borrachas para lápis,corretores líquidos para textos datilografados,e tecla “apaga’ no computador. Embora para aquele que crê a Palavra de Deus seja perfeita(Sl 19:7).Enquanto existirem seres humanos imperfeitos,haverá erros de interpretação das escrituras e falsos pontos de vista deles decorrentes.

6) Em vista disso, não devemos nos apressar em considerar que determinado preceito científico hoje amplamente aceito,seja a palavra final acerca do ponto em questão. Teorias que foram predominantemente aceitas no passado são consideradas incorretas por cientistas do presente. Nesse sentido básico, a ciência e as Escrituras não estão em contradição. Somente as opiniões humanas ,finitas e humanas acerca da ciência e das escrituras é que podem entrar em contradição.


7) Talvez o erro mais comum dos críticos seja o de tirar um texto de seu próprio contexto. Como diz o adágio,” um texto fora do contexto,é simplesmente um pretexto”. Tudo se pode provar a partir da Bíblia por meio deste procedimento errôneo. A Bíblia diz “ Não há Deus”(Sl 14:1). É claro que o contexto diz: “ Não há Deus,diz o insensato em seu coração”. Jesus disse: “Dá a quem te pede”(Mt 5:42). Se não atentar para o contexto alguém pode afirmar,que temos a obrigação de dar uma arma a uma criançinha ou uma bomba atômica para o Osama,simplesmente por terem pedido.



CONTINUA NA PRÓXIMA POSTAGEM...

Nenhum comentário: