sábado, 1 de agosto de 2009

O PRINCÌPIO ANTRÒPICO





O princípio antrópico significa que, ao olharmos para o universo que nos cerca, parece que o mesmo foi planejado, preparado e arquitetado para sustentar e nutrir a vida humana.A evidência aponta de maneira tão esmagadora para este evidente planejamento do universo, que é virtualmente inegável pelos peritos sejam cientistas e intelectuais que crêm no Deus bíblico,ou deístas bem como entre os ateus,os quais ainda que não concordem com a proposta da existência de um Criador ,reconhecem um equilíbrio no universo,o qual evidentemente atribuem ao acaso. E isso tem levado os céticos a correr em busca de algum tipo de explicação natural para este fenômeno aparentemente sobrenatural. Ou seja, a ciência procura provas na natureza para tentar se esquivar de um fenômeno inexplicável, com fortes indícios de uma criação inteligente. Portanto o princípio antrópico no universo se refere á fina sintonia que este demonstra em todas as leis que o regem e as demais características que observamos e revelam claramente uma ordem dominante em todo o cosmos. A Terra por exemplo com seu movimento de rotação a cada 24 horas não apenas divide o dia da noite,mas mantém o planeta adequadamente aquecido. O planeta Vênus por exemplo que tem mais ou menos o mesmo tamanho da Terra faz seu movimento de rotação uma única vez a cada 243 dias. Se este fosse o caso da Terra metade desta seria queimada e a outra congelada. A inclinação adequada do eixo de rotação de nosso Planeta fornece as estações; assim o hemisfério norte inclina-se em direção ao Sol no verão e se afasta no inverno. Sem esta inclinação as temperaturas em quaisquer regiões seriam as mesmas seja em julho como em janeiro. A Terra seria muito menos habitável e a agricultura pouco produtiva. A atmosfera filtra os raios ultravioleta que seriam fatais á vida,além de queimar os meteoros que se aproximam de nós todos os dias,com uma atmosfera mais fina todos eles colidiriam com o planeta com resultados catastróficos.Os oceanos absorvem o calor do Sol durante o dia e o liberam a noite,estabilizando as temperaturas.Qualquer um que conheça o efeito estufa sabe que a atmosfera terrestre é um grande regulador de temperatura.
Em seu livro “Nature’s Destiny”(o destino da natureza) Michael Denton, relaciona muitas outras condições necessárias para a vida humana,a partir da biologia,geologia e química.Muitos parâmetros individuais exibem um extraordinário alto grau de fina sintonia. A taxa de expansão do universo,por exemplo,em uma parte em 10 elevado á 60ª potência.Uma ligeira elevação nesta taxa de expansão resultaria em um universo demasiado difuso de matéria para permitir a formação estelar.Por outro lado também uma ligeira diminuição desta taxa,pelo mesmo fator,produziria imediatamente um colapso gravitacional. A própria força da gravidade requer uma fina sintonia de uma parte em 10 elevado á 40ª potência. O físico de Oxford Roger Penrose,percebeu que um único parâmetro o assim chamado “ volume espaço-fase original”,requer uma sintonia tão precisa que “ o objetivo do Criador deve ter sido de uma precisão como 10 elevado á a 10ª potência elevado á 123ª ( 10 bilhões multiplicado por si mesmo 123 vezes). A quantidade de zeros para se escrever tal número seria maior que o número de partículas elementares em todo o universo.Desta forma cientistas que optaram pela exist~encia de um Deus criador basearam-se na evidência da fina sintonia antrópica para inferirem uma causa inteligente para a origem do universo e da vida. São cientistas que analisaram aspectos científicos e foram por estes convencidos da impossibilidade do modelo ateísta,e não por razões místicas ou religiosas.A insistência dos ateus em rejeitar a opinião destes especialistas alegando que são religiosas,apenas revela um desejo reprovável de ser o único porta voz da ciência.


È impressionante como vemos este princípio fazendo com que tudo favoreça a vida na Terra ,diferentemente do que ocorre nos demais planetas do sistema solar e de outros mais distantes já descobertos. O oxigênio por exemplo compõe cerca de 21 % de nosso ar. Se faltasse o suficiente nós não conseguiríamos respirar,e não haveria a camada protetora de ozônio. Ao contrário se o oxigênio fosse mais abundante na atmosfera,tal excesso queimaria muitos dos outros elementos afetando grandemente a vida;incêndios seriam uma constante e os metais rapidamente enferrujariam. Mais extraordinário ainda é o fato de a presença de dióxido de carbono na atmosfera ser de apenas 0.03 %,mas esta pequena quantidade é vital para o crescimento das plantas e estabilidade climática. Esta concentração alterada para cima ou para baixo seria um verdadeiro desastre. Como uma proporção tão pequena e tão adequada foi estabelecida? Seria resultado do acaso que em geral promove desordem ou de um projeto de um agente inteligente? Vejamos outros dados que tornam a segunda opção muito mais lógica.

Por que os oceanos não cobrem toda a superfície da Terra se a proporção de água é muito maior que a porção seca do planeta? Simplesmente devido á nossa topografia acidentada que permite o exato balanço entre os oceanos e os continentes.Sem a elevação continental e a baixa base dos oceanos,quer dizer se toda a Terra tivesse uma elevação uniforme,a água cobriria a Terra em um nível acima de 1,5 km. E o que dizer da gravidade.Sem ela não haveria marés e as chuvas não cairiam. Os gases atmosféricos se perderiam,nós e tudo o mais seríamos lançados para fora do planeta e este não iria rotacionar ao redor do Sol. De onde veio a gravidade? O que dizer da velocidade de translação da Terra,a qual se fosse mais rápida nos lançaria para longe do Sol e mais lenta nos atrairia para um choque com nossa estrela. Outros aspectos envolvendo a origem do sistema solar e da Terra colocam o pensamento ateu em sérias dificuldades. Como explicar por exemplo que a Terra gira sobre o eixo na mesma direção de sua órbita enquanto Vênus gira ao contrário? E o fato de que 98 % do Sol é formado por hidrogênio e hélio os dois elementos mais leves,mas a Terra é abundante em elementos pesados Sobre este fato assim se pronunciou o astrônomo Fred Hoyle: “ Vemos que material lançado do Sol não seria de forma alguma adequado pra a formação dos planetas conforme os conhecemos.Sua composição estaria desesperadamente errada.”Elenquei aqui apenas alguns ítens desta fina sintonia entre o universo e a possibilidade de vida na Terra,em seu livro o "Criador e o Cosmos", Hugh Ross relaciona 66 parâmetros cuja mínima alteração impossibilitaria a vida em nosso planeta.

São várias as condições que permitem a vida na Terra,e diante destas não se pode ignorar a forte presença de um projeto inteligente.A importante revista americana “ Newsweek” em um artigo intitulado “ Sciende finds God”( a ciência encontra Deus), na edição de 20 de julho de 1998 assim expressou a alta sintonia encontrada no universo : “ Os físicos se assombram com os sinais que apontam ter sido o cosmos construído para a vida e consciência.Observa-se que se as constantes da natureza,números imutáveis como a força da gravidade,a carga do elétron e a massa do próton,fossem um mínimo diferentes,então os átomos não permaneceriam ajuntados,as estrelas não queimariam e assim a vida nunca teria aparecido.”

Um comentário:

Lucas disse...

Outro argumento que reforça a extrema sintonia das características naturais da Terra e sua possibilidade de vida são as correntes marítimas. Sem elas o mar estaria congelado e haveria graves problemas climáticos.

Não é possível haver tantas felizes coincidências na construção do universo e no posicionamento solar e na formação da terra. A probabilidade de tantas combinações ao acaso realmente é insano de se acreditar.

Abraços