segunda-feira, 3 de agosto de 2009

PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS....





Gostaria de analisar agora uma questão que é levantada pelos ateus em geral e principalmente como uma das preferidas do “pop star” do ateísmo atual Richard Dawkins. Me refiro a alegação constante de que a religião(lembre-se de que eles não separam uma crença genuína em Deus do fundamentalismo religioso) é uma praga perniciosa e isso pode ser comprovado pelos inúmeros massacres perpetrado ao longo da história seja pelas guerras em nome da religião seja pela perseguição aos dissidentes e/ou herejes. Ainda que nosso “ biólogo especialista em história” se refira a todas as religiões vê-se uma preferência em levantar a questão principalmente em relação ao cristianismo,seu alvo preferido.

Para analisar a opinião de Dawkins, em especial sobre o cristianismo,creio ser o mais adequado abordar as atrocidades cometidas em nome da “religião” em épocas antigas,e imagino que é a este tempo que ele se refere,pois com exceção de alguns enfretamentos entre protestantes e católicos na Irlanda resultando em muitos mortos, sentenças de morte proferidas por radicais islâmicos e homens- bomba em nome da fé,não me lembro de em tempos recentes ter notícias de cristãos matando multidões em nome de Jesus.

Como não tenho a mão nenhum trabalho científico-estatístico para me basear,irei analisar alguns números consagrados em relatos históricos. Um dos eventos mais criticados pelos ateus é o número de mortes ocorridos durante as Cruzadas,as quais não resta dúvida foram por motivos religiosos. Durante as oito Cruzadas entre 1095 e 1291,estima-se que morreram um milhão de pessoas em cada um dos lados,ou seja 2 milhões,um número impressionante considerando que por volta do ano 1500,trezentos anos depois,a população mundial não ultrapassasse 500 milhões. Chegando ao período da inquisição,época na qual o catolicismo queimou os “herejes”,estima-se cerca de 1 milhão de mortos,mas existem opiniões que se considerarmos do ano 500 a 1500,o número eliminado pelo papado chegaria a 50 milhões(todos os números aqui relatados podem ser confirmados em variados estudos sobre o tema). Só na noite de 24 de agosto de 1572(massacre de São Bartolomeu) 70 mil protestantes franceses foram assassinados com aval do Papa Gregório XIII.A catequisação Jesuítica,criada para colocar a religião cristã ao redor do mundo durante o período das Grandes Navegações,ceifou de 800 mil a 3 milhões de vidas,há divergências sobre o número exato,a maior parte dos indígenas mortos situa-se neste período.Para nossa avaliação aqui consideraremos sempre os números maiores.

Chegando ao século XX digno de nota é o massacre de cristãos armênios ocorrido entre 1915 e 1917,pelo governo islâmico dos Jovens Turcos,que vitimou 1.500.000 pessoas. Nos dias atuais vemos que tais tipos de crimes em massa por motivos religiosos em geral ocorrem contra cristãos em em áreas onde predominam o fundamentalismo islâmico e hinduísta. O vaticano apresenta uma estatística que de 1998 a 2000,20.000 religiosos foram mortos em defesa da fé cristã nestas áreas,relatando ainda a morte de milhares de leigos cristãos,como não apresentam este número,considerando milhares vamos superestimar em 100.000. Acredito eu que considerando a relativa diminuição deste tipo de mortes por perseguição religiosa atualmente,podemos ter uma estimativa razoável do número de pessoas que tiveram a vida ceifada devido a livre manifestação de sua fé. Se tomarmos sempre o maior número estimado,teríamos 55.120.000,00(cincoenta e cinco milhões cento e vinte mil) mortes por razões religiosas. Um número impressionante. Mas vamos exageradamente dobrá-lo, pois não levamos em conta massacres ocorridos entre seitas não cristãs,por divergências fundamentalistas entre elas,por exemplo em 35 anos de conflitos entre hindus e muçulmanos no Sri Lanka morreram 70 mil,portanto se dobramos o total alcançado para os cristãos, chegando ao número de 110.240.000,00( Cento e dez milhões duzentos e quarenta mil pessoas.) creio eu estaremos com uma boa estimativa para os massacres realizados em nome da religião.

Mas há uma pergunta que não quer calar; O fundamentalismo do ateísmo militante não ocasionou nenhuma morte? É o que veremos agora,já que Richard Dawkins ao criticar a religião em seu livro “ Deus, um delírio”,demonstra uma clara aversão ao contraditório,ou seja se entre os seus “irmãos de fé ateísta”,não houve nenhum abuso em virtude da sua defesa firme da inexistência de Deus e da perniciosidade das religiões. Preste atenção.
Antes de falarmos de números,e antes que os ateus aleguem que a política de nações materialistas não se confunde com o ateísmo-militante,vamos mostrar como uma coisa anda de mãos dadas com a outra:

É preciso combater a religião, eis o ABC do comunismo. (Vladimir Lenin, marxista revolucionário russo)

Deus é o inimigo pessoal da sociedade comunista. (Vladimir Lenin, carta a Gorki)

Nosso programa inclui necessariamente a propaganda do ateísmo” (Vladimir Lenin)

O homem faz a religião, a religião não faz o homem… A religião é o suspiro da criatura atormentada, o sentimento de um mundo sem coração, como o é o espírito de estados fora do tempo. Ela é o ópio do povo.” (Karl Marx, em “Manifesto Comunista”)

Nós odiamos o cristianismo e os cristãos. (Anatoly Lunatcharsky, marxista revolucionário russo)

Um marxista deve ser um materialista, ou seja, um inimigo da religião, mas numa dialética materialista, ou seja, uma que trata da luta contra a religião não de uma forma abstrata, […] mas de uma forma concreta, com base na luta de classes que se está a se passar na prática e na educação das massas de uma forma melhor e maior do que qualquer outra coisa poderia fazer. (Vladimir Lenin)

O homem que se ocupa em louvar a Deus se suja na sua própria saliva. (Vladimir Lenin)

Por princípio, nunca rejeitamos o terror (Lenin).

O povo, e só o povo, constitui a força motriz na história universal
Nós somos marxistas...Um materialista consequente nunca tem medo.A teoria de Marx,Engels,Lênin e Stalin,é uma teoria de valor universal....Estudar o marxismo-leninismo não é uma questão de apenas compreender suas leis,mas estudar sua posição e o método que eles utilizaram na solução dos problemas
.(Mao Tse Tung)

A morte de uma pessoa é uma tragédia; a de milhões, uma estatística (Stalin)

Aqui na Praça Vermelha em Moscou o comunismo irá enterrar o cristianismo(Stalin).

Apresentei estas frases,que revelam o pensamento do materialismo comunista,para que se veja que seria uma insanidade tentar separar o pensamento contrário á crença em Deus,revelado no marxismo,do pensamento do ateísmo militante. Andam de mãos dadas. Para não delongar mais vamos aos números:Estima-se que a revolução cultural chinesa sobre a batuta de Mao Tse Tung matou 70 milhões de chineses, o camarada Stalin é reponsabilizado por no mínimo 20 milhões de mortes não na guerra mas de seus concidadãos que ousavam discordar de sua política,no entanto segundo Churchill o número chega a 60 milhões. Pol Pot do Kmer Vermelho,eliminou 3 milhões de conterrâneos também por perseguição ideológica. Ainda poderiamos contabilizar vários outros governos marxista-leninista que deixaram um rastro de sangue, entre estes o regime assassino de Fidel Castro,ditador ateu que mandava(antes da aposentadoria) para o paredão sem pestanejar aqueles que manifestavam sua opinião contra sua ditadura comunista.Fato este que não impede a admiração do famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer,ateu declarado,ao General Castro. Na Coréia do Norte,25% dos cristãos estão presos acusados de subversivos( leia-se por discordar do Partido Comunista). Não é de se admirar que até mesmo Charles Darwin tenha se recusado a prefaciar o "Capital" de Karl Max.Vou deixar Hittler de fora devido ás divergências sobre sua relação com o ateísmo.

Não vou fazer uma soma e ver quem matou mais,até porque o levantamento que fiz aqui embora baseado em referências históricas não tem valor científico,tanto se pode diminuir como aumentar para os dois lados,nunca saberemos o número real. Tirem suas conclusões.Mas observe que os números se aproximam,ou seja o fundamentalismo é uma praga em qualquer ideologia. O importante é salientar que se o ateísmo como uma filosofia tem a liberdade de expressar seu pensamento e não ser responsabilizado pelas ações de radicais,tampouco os cristãos devem sê-lo. Não se pode usar um peso e duas medidas. Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

Nenhum comentário: