sábado, 1 de agosto de 2009

O DILÚVIO: GLOBAL OU LOCAL?(1)



















Alguns interprétes da Bíblia veêm o Dilúvio de Nóe ( Gn 6-9),como um evento de extinção em massa de proporções globais. Esta interpretação não necessariamente se levanta do texto bíblico mas muito mais segundo uma moderna perspectiva global do mundo. A passagem descreve um intenso aguaceiro por 40 dias,seguido de um crescimento do nível das águas. A inundação resultante aniquilou a população inteira daquele tempo e todas as aves e mamíferos relacionados a ela- exceto as pessoas( Noé e seus parentes) e animais a bordo da arca.
Tanto o relato de Gênesis como várias outras referências bíblicas dão pistas significativas da extensão geográfica do dilúvio. Em sua elaboração lírica dos dias da criação o Salmo 104:6-9,oferece uma importante diretriz interpretativa: “ Tomaste o abismo por vestuário e a cobriste( a Terra,versículo 5),as águas ficaram acima das montanhas;á tua repreensão,fugiram á voz do teu trovão,bateram em retirada. Elevaram se os montes,desceram os vales,até o lugar que lhes havia preparado. Puseste ás águas divisas que não ultrapassarão,para que não tornem a cobrir a Terra.” O salmista diz que a água nunca mais cobrirá o globo- uma vez que os continentes se formaram e o oceano recuou( segundo dia da criação). De maneira semelhante Jó e Salomão comentam que no preparo da Terra para a humanidade,Deus estabeleceu “uma fronteira”,” limites fixos” ou “ portas e trancas” para que os oceanos “ não traspassem seus limites” ( Jó 38: 8-11;Pv 8:24-29).
Em referência ao dilúvio Pedro descreveu como “ o mundo daquele tempo foi afogado e destruído”.( 2Pe 3:6). A frase grega usada é “ tote kosmos” a qual literalmente significa: “ o mundo no tempo em que as coisas consideradas estavam acontecendo”( Thayer’s Greek-English Lexicon of the New Testament,1977,629).

Em um contexto antigo,o “mundo” era considerado mais em termos de pessoas do que do planeta. As palavras de Pedro deixam claro que o mundo de Noé não era o mesmo que o mundo de um tempo posterior.
A limitação regional do dilúvio pode ser do próprio texto de Gênesis . o comentário de Noé em 7:19 de que “ ...e cobriram todos os altos montes que havia debaixo do céu” provavelmente implica que de um horizonte a outro Noé só podia ver água. Mais tarde com o recuo dás águas em curso, Gn 8:5,reporta que de seu ponto privilegiado em cima da arca Noé podia ver o topo distante das colinas e montanhas. A pomba que ele liberou podia achar somente” água cobrindo a superfície da terra”(8;9),talvez a pomba voou muito baixo sobre a água para ver a terra longínqua que Noé podia facilmente distinguir de seu elevado ponto de visão.

O mais compungente argumento bíblico para uma catátrofe regional ao invés de global,vem da reflexão sobre o propósito de Deus em enviar o dilúvio. Uma epidemia de mal ameaçava a humanidade. Como uma doença,talvez o contato humano bem próximo elevou o contágio pelo pecado. A ênfase frequente de Deus sobre a necessidade de multiplicação sugere que antes do dilúvio,a humanidade se amontoou em uma área geográfica- uma violação direta da ordem anterior de Deus para multiplicar e encher a Terra(Gn 1:28;9:1,7). O seu julgamento contra a maldade do homem- como a remoção cirúrgica de um câncer mortal-não necessitava se extender além da fronteira geográfica deles.
Mesmo após o dilúvio,as pessoas resistiram á ordem de Deus para se moverem. Gênesis 11 explica como Deus forçosamente interveio para dispersar a humanidade por todas as porções habitáveis da Terra(8-9). A Bíblia indica que a humanidade inicialmente ocupou uma pequena região do planeta. Um aguaceiro por 40 dias naquela área seria suficiente para resgatar a humanidade de uma completa auto-destruição devido á escalada do mal.Esta visão é consistente com os nomes geográficos de lugares registrados nos primeiros nove capítulos de Gênesis. Todos eles se referem a localidades dentro ou muito perto da Mesopotâmia. (Voltarei a este assunto)


Baseado em artigo de Hugh Ross em “ Creation as Science”,Ap E

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi,
O que dizer a respeito dos evidencias da teoria de Darwin,sobre a idade da Terra,sobre os dinossauros,sobre a vida em outros planetas?
Eu creio em Deus,porém admito que existem muitas evidencias que comprovam a teoria de Darwin,que a Terra possui mais de 6000 anos,que existiram dinossauros e que talvez exista vida fora da Terra.
Gostaria respostas biblicas sobre esses assuntos.
Muito obrigado.
contato :williansat@hotmail.com