sábado, 8 de agosto de 2009

O DILÚVIO:GLOBAL OU LOCAL?(2)





EVIDÊNCIAS DE UM EVENTO LOCAL:
1) Frases bíblicas como “ debaixo de todo o céu” e “a face da Terra” devem ser interpretadas como verdadeiras no contexto do escritor(e da maioria dos leitores),observando-se suas aplicações em outros pontos da Escritura. Em Genêsis 8 para Noé “ o topo das montanhas se tornaram visíveis”(v.5),mas para a pomba que ele soltou naquele momento havia” água sobre toda a superfície da Terra”(v.9). Fica claro que quando Paulo fala em Rm 1:8b “... em todo mundo é proclamada a vossa fé” ele se refere ao mundo conhecido na época para ele e as pessoas com quem se relacionava,o império romano, oriente médio e parte da África.A região da Mesopotâmia(onde se passam os eventos até o capítulo 10 de Gênesis)se incluirmos a grande planície que erao local habitado e ainda a região montanhosa,temos uma área com a metade do tamanho do estado de Minas Gerais.
2) A extensão e difusão da população humana,e portanto do impacto do pecado era limitada,não global. De fato Deus repreendeu a raça humana por sua falha em se espalhar pelo Globo.
3) Deus não menciona nenhum nome geográfico além da área da Grande Mesopotâmia até o capítulo 10.
4) A grande quantidade de água suporta a idéia de um dilúvio local ao invés de global as água vieram de debaixo da Terra e da atmosfera,as quais são abundantes mas não suficientes para cobrir todo o globo.
5) As cadeias de montanhas e bases dos oceanos não poderiam erodir em 40 dias e se formar em 11 meses ,que seria necessário para se explicar um dilúvio global,sem deixar evidências facilmente visíveis hoje.
6) As criaturas marcadas para o resgate somente Noé,sua família e pássaros e mamíferos,que tiveram significante contato com a humanidade (cap.19)
7) Gênesis 7 não necessariamente sustenta que as águas ficaram acima da mais altas montanhas,ao contrário diz que uma enorme inundação caiu sobre,ou passou sobre,ou cobriu as mais altas montanhas,que aqui devemos inferir,visíveis a Noé,o qual é a referência devemos tomar.O texto em Genêsis aparenta dizer que mesmo o monte Everest foi coberto de água,contudo uma olhada apurada sobre o Hebraico revela que os tradutores devem ter se debatido nesta porção da Bíblia e podem ter sido influenciados por idéias pré-concebidas sobre o dilúvio. A palavra hebraica traduzida por “cobriu” é kasah,este cobrir pode ser definido em três formas diferentes: “residiram sobre”,”passaram sobre” e “cairam sobre”. As distinções destas definições são importantes.Kasah pode ser interpretado como que uma grande quantidade de água “ficou sobre’ ou “permaneceu sobre” os altos picos e colinas,como poderia ser interpretado como se esta quantidade de água “passou sobre”,ou “caiu sobre”como resultado da chuva torrencial. O contexto não deixa claro qual dos três significados escolher.Qualquer dos significados naquela região significaria uma total destruição,sem sobreviventes. As palavras hebraicas para “todos os altos montes” são “kol heharim hugebohim”. Aqui,como já explicamos antes sobre a economia de palavras do vocabulário hebraico,as palavras cobrem um ampla variedade de significados. Har é usado para “colina”, ‘colina do campo”,ou “montanha”.Pode´se referir a um alto pico,que alpinistas levariam semanas para escalar,como a uma colina que uma criança suba enquanto brinca. Qualquer opçao entre estas duas é possível ser interpretado. O adjetivo hebraico gaboah significa “ alto”,”elevado”,”exaltado”,ou “elevado sobre”. Se aplica a qualquer elevação sobre a planície,desde uma pequena colina até o Monte Ararat.Gn 7:19,descreve a inabilidade de Noé de enxergar qualquer coisa a não ser água,de horizonte a horizonte,do seu ponto de visão de cima da arca. Se a arca estivesse flutuando próximo ao meio da vasta planície mesopotâmica sobre uns cem metros de água ,nenhuma montanha ou colina seria visível a ele. O texto fala apenas de uma região visível a Noé não de picos além de seu horizonte. Portanto do contexto de Gênesis descrevendo o dilúvio,temos um claro exemplo de “ a face de toda a Terra” significando muito menos que a “face de todo o planeta Terra”.
8) Gênesis 8:4,relata que a arca repousou sobre as montanhas de Ararate,não exatamente no topo do Monte Ararat. A área designada por montanhas do Ararate,engloba mais de 250.000 km quadrados(área de todo o estado de São Paulo).
9) Oliveiras não crescem em grandes altitudes,nem poderiam sobreviver a um dilúvio global.
10) A água de um dilúvio global não poderia retroceder em menos de um ano.
11) Um forte vento(Gn 8:1),seria útil para dissipar um dilúvio regional,mas não global.
12) A Terra não poderia suportar de uma só vez o meio bilhão ou mais de espécies de vida que o registro fóssil documenta,as quais seriam necessárias para a teoria de um dilúvio global.
13) Um dilúvio global recente(milhares de anos) não poderiam contar com os enorme depósitos na Terra de Querogênio,solo superficial,calcário,mármore,e combustíveis fósseis.
14) Produtos de petróleo estavam disponíveis antes do dilúvio,e Noé os usou para calafetar a arca.(Gn 6:14)
15) Nenhuma evidência científica foi encontrada para um dilúvio global recente.
16) Sl 104:9 mostra que quando Deus fez aparecer a porção seca no terceiro dia da criação(Gn 1:9) a Bíblia deixa claro que “nunca mais as águas iriam cobrir a Terra”.

Nenhum comentário: