segunda-feira, 27 de julho de 2009

EVA FOI MESMO FORMADA DA COSTELA DE ADÃO?














Um popular erro de tradução de Gênesis 2:20-21 tem levado por séculos um mito ainda muito difundido,o de que Deus fez Eva de uma das costelas de Adão,e como consequência as corriqueiras críticas dos ateus. Uma cuidadosa tradução do hebraico,revela um cenário diferente. A palavra traduzida por "costela" é "tselá" e a mesma é empregada no texto bíblico em referência " o lado do homem". O mesmo termo é o usado em Êxodo 25:12,14,referindo-se aos lados da arca da aliança. Usa-se o vocábulo também para descrever "um local dentro de um rescinto"(Ex.26:35). Além disso significa uma câmara. Havia três andares dessas câmaras ao redor do templo propriamente dito( 1Rs 6:5;Ez 41:6). A palavra "costela" no hebraico bíblico é " 'alâ",que é um cognato de "tselá",ou seja tem a mesma raiz. O entendimento correto aqui é que Deus tirou "uma parte do lado de Adão".

Primeiramente Deus fez cair um pesado sono sobre Adão,tal qual o sono induzido por uma anestesia. Enquanto Adão dormia,Deus removeu uma porção( como uma biópsia),do lado de Adão,e usou este tecido na construção de Eva. O texto não diz que Deus fez Eva apenas e totalmente do tecido que retirou de Adão. A indicação aqui é que a porção retirada de Adão teve um papel significante e substancial na criação de Eva por Deus. Com o entendimento que temos atualmente da genética entendemos o grande atalho que esta biópsia de Adão representaria. Esta biópsia incluiria um completo esboço de todas as células de Adão,seu mecanismo bioquímico e morfologia. Com alguns milhões de modificações aqui e ali se alcançaria as diferenças, desejadas para a mulher e o diagrama de Eva estaria completo.

O novo Testamento lança mais luz sobre porque Deus pode ter escolhido construir Eva de uma amostra do tecido de Adão: " No Senhor...nem a mulher é independente do homem,nem o homem, independente da mulher.Porque como provém a mulher do homem,assim também o homem é nascido da mulher.. (1Co 11;11-12) . Deus criou o homem e a mulher como seres interdependentes. Em Seu pré-conhecimento de como mais tarde se debateriam na questão da superioridade,Ele escolheu um meio para criar a raça humana,macho e fêmea,o que deixaria claro em todas as culturas e gerações ,sua igual porém distinta interdependência.




N.A: Baseado em Hugh Ross,The Genesis Question,p. 75,76.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom. Gosto de ler a Bíblia,mas algumas passagens me deixam dúvidas. é muito bom ter este tipo de auxílio.