quarta-feira, 29 de julho de 2009

ADÃO TRABALHAVA NO ÉDEN?
























Uma crítica com relação á coerência do texto bíblico a qual me deixou estupefato ,fazendo com que eu me esforçasse para realmente saber se eu tinha entendido é a seguinte: “ Ora Deus colocou o homem no jardim do Eden,e o incumbiu de cultivá-lo e guardá-lo,como então depois da queda Deus o castiga com algo que era sua atividade normal?”. Espero que o leitor atente bem para este questionamento,para que sempre que apresentarmos o ateu-praticante,como alguém,”que não crê porque não crê e pronto”,percebam que não é nenhuma perseguição ou exagero.


Vamos analisar o texto com o mínimo de atenção necessária para que vejamos o disparate de tal questionamento. Gn 2: 8-9b,15: “ E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden,na direção do oriente,e pôs nele o homem que havia formado. Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis a vista e boas para alimento...Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden,para o cultivar e o guardar". Agora vejamos o texto referente ao castigo imposto após a desobediência: Gn 3:17b,18,19a,23 : “... maldita é a terra por tua causa;em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.Ela produzirá também cardos e abrolhos,e tu comerás a erva do campo.No suor do rosto comerás o teu pão...O Senhor Deus,por isso, o lançou fora do jardim do Éden,a fim de lavrar a terra de que fora tomado.”


Ora,basta o mínimo de capacidade interpretativa textual,para se perceber que o Éden,era um local separado do restante da terra,um lugar de prazer,delícias,completamente preparado por Deus para o deleite deste ao colocar ali o ápice de sua criação,o homem. Cultivar um jardim,totalmente preparado,cheio de árvores que dão fruto,é totalmente diferente de arar uma terra de sol a sol para tirar dela o sustento. É comum um grande empresário,que passa o dia dando ordens,de paletó e gravata,ter como hobby cuidar,e cultivar um jardim em seu sítio ou casa,ação esta que para o mesmo é um deleite. Pergunte a ele que como gosta de cultivar o seu jardim maravilhoso,tendo prazer em ver a beleza de cada ítem ali,se ele gostaria de ir capinar um alqueire de terra virgem que você tem e que precisa plantar milho e feijão ali.


Está mais do que claro no texto que o Èden era um local de prazer separado por Deus para a habitação do homem,após a queda o castigo que lhe foi imposto o lançou fora desta esfera de prazer e deleite,para uma terra inóspita onde não havia nenhum jardim com tudo á sua disposição,e portanto teria de trabalhar de sol a sol para se sustentar. Explique isso a um criança no primário,faça o desenho dos dois ambientes,e pergunte a ela,onde ela preferiria cultivar.

Nenhum comentário: