sexta-feira, 24 de julho de 2009

O ATEU PRATICANTE: UMA DEFINIÇÃO(opinião)
















Faz-se mister definirmos as características de um ateu praticante para entendermos a razão de suas críticas fechadas á possibilidade de compreenderem o que não entendem ou não conhecem. O adjetivo "praticante" subentende evidentemente os "não-praticantes",os quais eu definiria como aqueles que não obstante não acreditarem em Deus e na Bíblia,em vários momentos declaram que poderiam acreditar se suas dúvidas e questionamentos fossem respondidos;fato este que os tornam para os ateus-praticantes a ralé do ateísmo,uma vez que para estes uma vez ateu,sempre ateu. Exemplo claro disso pode ser visto quando olhamos para a experiência de Antony Flew, filósofo britânico,autor de "Theology and Falsification"(Teologia e falsificação) um ensaio apologético ao ateísmo,que se tornou a obra filosófica mais impressa no século XX. O autor passou mais de cincoenta anos defendendo o ateísmo de forma sistemática,e em razão de tanta investigação(aqui um respaldo ao que dissemos anteriormente sobre abrir a mente ao conhecimento), concluiu que estava errado, e compartilhou seu novo entendimento em "There is a God"(Deus existe).

A reação dos ateus praticantes? Vou citar a que eu mesmo ouvi de um deles,pessoa intelectual, estudiosa de filosofia, e de carater excelente, mas diante de um expoente do ateísmo que "virou a casaca",foi a de praxe: Quem? Nunca ouvi falar! Que filósofo que nada! O pai dele foi pastor,este cara nunca foi ateu!( Ou seja se seu pai for um cristão você está contaminado,e mesmo que escreva um tratado defendendo o ateísmo,você pensava que era ateu mas não era). Ah,quase me esquecia de uma de suas explicações preferidas:" Com certeza ele recebeu uma grana preta de alguma religião"!
Em 1968 os astronautas da missão Apollo 8,dando a volta ao redor da lua e vendo ao longe nosso planeta com uma aparência frágil visto de um ponto no espaço,leram em conjunto para o mundo os dez primeiros versículos de Gênesis l, o fato de que aqueles homens levavam consigo o "status" de cientistas e engenheiros, em nada obstruiu a ira da famosa atéia Madalyn Murray O'Hair,que não titubeou em processar a NASA por permitir aquela leitura,alegando que os astronautas deveriam ser demitidos pois como funcionários públicos não poderiam fazer aquilo. Os tribunais rejeitaram o processo. Não tive acesso aos autos,mas acredito eu que a razão da rejeição tenha sido a liberdade de expressão do pensamento. Diante de fatos como estes não se surpreenda o leitor se algum dia ler a notícia de que um ateu-bomba explodiu uma conferência de cientistas sobre a sintonia entra a Bíblia e a ciência.
O Dr. Francis S. Collins ,é um biólogo americano,que nas horas vagas gosta de pilotar motocicletas,escrever paródias musicais e tocar violão,até aqui nada de especial; mas vejamos um pouco mais sobre o Dr. Collins. O projeto Genoma Humano,que rastreia o código genético para traçar o "mapa do ser humano",pode se dizer que é a maior realização da biologia até hoje, o qual tem como diretor o motociclista Dr. Collins,ou seja não é nenhum exagero afirmar que estamos falando de um dos maiores biólogos da atualidade. Sim,mas o que tem isso a ver com a característica do ateu? Nada,exceto que o diretor do projeto Genoma Humano,é um ex-ateu,que após reconsiderar sua posição,em grande parte durante seus estudos de medicina,renegou o ateísmo,e expôs suas razões no "best seller" " A Linguagem de Deus"( que com certeza o levou a excomunhão pelos ateus,e a inclusão de seu livro no "index proibitorum" da filosofia atéia). Não pense o leitor que isso levanta qualquer suspeita para os ateus de que os mesmos deveriam se abrir mais ao debate para entender do que não entendem; com certeza vão facilmente achar uma explicação, para se juntar as que já expusemos acima; como por exemplo: Vão pesquisar na internet,e achar alguma falha na ficha do Dr. Collins,quem pode garantir que ele não "deu uns tapas num baseado" durante a faculdade,afinal não esqueçam de que ele gosta de dar um"rolé"de moto,e numa dessas pode ter exagerado na dose,e perdido o juízo.
A proposta deste artigo foi caracterizar o ateu-praticante,definí-lo,para que possamos compreender melhor quando apresentarmos esclarecimentos de assuntos que eles criticam,mas não se dão ao mínimo trabalho de procurar investigar a possibilidade de porventura estarem enganados; achei que a exposição acima,ainda que não encaixe tecnicamente em um modelo de definição, é a melhor forma de visualizarmos o ateu-modelo. Caso o leitor,seja pragmático e mais atraído pelo significado que dou ao verbete,ai vai:
Ateu-praticante: Descrente,fundamentalista,homem-bomba.

Nenhum comentário: