sábado, 25 de julho de 2009

QUEM FOI A ESPOSA DE CAIM?







Muitos céticos tem usado a esposa de Caim,para criticar e lançar dúvidas sobre a credibilidade do livro de Gênesis e da sua correção como registro histórico. Aqui vemos um caso típico da crítica a qual se exime totalmente de uma observação correta e uma atenção a importãncia de cada palavra no texto bíblico,uma vez que em um livro de apenas cincoenta capítulos suscintos temos um relato de um período longo de tempo.

A Bíblia não relata especificamente quem foi a esposa de Caim.É muito provável que a esposa de Caim tenha sido sua irmã, sobrinha ou sobrinha-neta, etc. A Bíblia não diz qual a idade de Caim quando matou Abel (Gênesis 4:8). Uma vez que ambos viviam da terra, eram provavelmente adultos, possivelmente já com suas próprias famílias. Adão e Eva certamente haviam tido mais filhos além de Caim e Abel na época em que Abel foi assassinado,evidentemente para a intenção de Deus e sua revelação a história dos dois irmãos,deveria ser mencionada. A bíblia apresenta, primeiro, a narrativa seguida da vida de Caim (Génesis 4:1-24) e só depois enumera a genealogia de Adão (Génesis 5). Isto não quer dizer que tudo aquilo que é descrito no capítulo 4 precedeu aquilo que é descrito no capítulo 5, nomeadamente, que Adão só teve mais filhos além de Abel, Caim e Sete depois de tudo aquilo que nos é dito no capítulo 4 de Génesis.
Nos livros de História é normal o capítulo dedicado a determinado acontecimento conter uma introdução geral sobre o mesmo e só depois um relato cronológico. Por exemplo, o capítulo sobre a Segunda Guerra Mundial poderá ter uma introdução a informar sobre os países que estiveram envolvidos, as razões que conduziram à guerra, os vencedores e os vencidos, etc, e só depois relatar os eventos de forma contínua e cronológica.O escritor destes capítulos de Génesis fez algo do género (até porque o capítulo 5 não menciona Caim e Abel, filhos anteriores a Sete).
Ao cabo de dias…”
Génesis 4:3 diz que “Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor“. Não se pode precisar quanto tempo significa este “ao cabo de dias”. Em inglês, a mesma expressão diz: “In the course of time( no curso do tempo)“Em nenhum momento no texto está explícito que Adão só teve os dois filhos,mas para qualquer pessoa que entenda de interpretação de um texto,o que se menciona aqui é o que importa para o autor. O relato de que Adão e Eva tiveram muitos filhos depois de Abel ser assassinado em nenhum momento significa que não os tiveram também antes. (Gênesis 5:4),. O fato de Caim ter temido por sua própria vida depois de ter matado Abel (Gênesis 4:14) indica que provavelmente havia muitos outros filhos e talvez até netos ou bisnetos de Adão e Eva naquele tempo. É evidente que Caim escolheu uma esposa entre suas irmãs, ou talvez sobrinhas. Enquanto depois, o casamento com a própria irmã foi condenado como fornicação (Levítico 18), isso foi permitido naqueles primeiros tempos da terra, por causa da necessidade prática.
Caim ao “sair de diante da face do Senhor”,levou sem dúvida esposa e filhos. A expressão “conheceu Caim sua mulher” não se refere ao conhecimento de uma nova pessoa;é uma expressão muito usada na Bíblia para relatar a relação íntima de um casal para a geração de filhos. A expressão “conheceu a sua mulher”, tantas vezes utilizada na Bíblia, não significa “ver pela primeira vez” mas sim “ter relações sexuais”. No mesmo capítulo vemos “Conheceu Adão a Eva, sua mulher” (Génesis 4:1) e “Tornou Adão a conhecer a sua mulher” (Génesis 4:25). Adão já tinha estado com a sua mulher antes de ambos os relatos bíblicos. Ninguém no seu perfeito juízo iria dizer que Adão era esquizofrénico ou tinha má memória.
Em várias versões se opta por traduzir o " conhecer" aqui,por "coabitar"O que significa é que, antes de ter relações sexuais com ela, Caim já tinha convivido com a sua mulher. Ele era casado antes de ir para a terra de Node. Mas só em Node é que a sua mulher procriou.É evidente que “conhecer” aqui se emprega para enfatizar o nascimento de Enoque. O texto não fala que Adão e Eva só tiveram Caim e Abel de filhos,"ao cabo de dias",muito mais naquela época pode significar muito tempo,período este que muitos podem ter migrado para Nod e com certeza haveriam pessoas lá para se construir uma cidade.Como Adão e Eva foram os primeiros (e únicos) seres humanos, seus filhos não tinham outra escolha a não ser o casamento entre si. É provável que entre o versículo 2 e o 3, Adão e Eva tenham tido mais filhos (os mesmos que Caim recearia, após assassinar seu irmão Abel – Gênesis 4:14). Provavelmente, só Sete é referido por este fazer parte da linhagem de Jesus Cristo (Lucas 3:23-38).
Neste ponto, Deus não proibiu o casamento dentro de uma mesma família; somente o fez muito mais tarde, quando já havia suficiente número de pessoas para que o casamento dentro da mesma família não fosse mais necessário (Levítico 18-6-18). A razão pela qual o incesto freqüentemente resulta em anormalidades genéticas nos filhos se explica no fato de que duas pessoas de genética semelhante (por exemplo, irmão e irmã), ao terem filhos, os expõem a uma maior probabilidade de defeitos genéticos, pois tanto o pai quanto a mãe têm os mesmos defeitos em seus próprios genes. Quando pessoas de famílias diferentes têm filhos, é altamente improvável que ambos tenham os mesmos defeitos genéticos. O código genético humano tem se tornado altamente “poluído” através dos séculos à medida que os defeitos genéticos vão se multiplicando, ampliando e sendo passados de geração em geração. Adão e Eva não tinham defeitos genéticos, o que permitiu que tanto eles quanto as primeiras gerações de seus descendentes pudessem gozar de uma saúde muito melhor do que a que temos agora. Os filhos de Adão e Eva tiveram poucos defeitos genéticos, se é que os tiveram. Por isso, era seguro que se casassem entre si. Pode parecer estranho ou causar repulsa imaginar a esposa de Caim como sua própria irmã. No começo, uma vez que Deus começou com um homem e uma mulher, a segunda geração não teve outra escolha a não ser o casamento entre si.
O leitor inteligente,e que observa a necessidade de atentar para cada detalhe das Escrituras que trazem importantes informações de forma suscinta,perceberá que a crítica feita em tom de ironia pelos ateus,revela uma extraordinária demonstração de incapacidade de analisar um texto,ou então de deliberadamente ocultarem o que não apóia suas críticas.

Nenhum comentário: