sexta-feira, 24 de julho de 2009

COMO ADÃO NOMEOU OS ANIMAIS EM UM ÚNICO DIA?





Antes de iniciarmos o primeiro esclarecimento ás críticas ao texto bíblico,gostaria de salientar que minhas referências nos artigos anteriores ao fundamentalismo ateu,se refere unicamente á posição destes quando confrontados com um debate de idéias diferentes das por eles defendidas; não significando uma crítica ao indivíduo enquanto ser humano. O fato de agirem quase que como cegos diante de opiniões opostas ás suas,não os desqualifica no âmbito do caráter pessoal;sendo que se pode encontrar entre eles,pessoas dóceis,amigáveis e de excelente comportamento humano,a ressalva que aqui foi feita se refere unicamente á sua posição extremista e avessa á qualquer oposição ás suas idéias,a ponto de na maioria das vezes tomarem atitudes completamente contrárias ao uso sensato da mente.


Passemos então á análise do tópico título deste artigo.
O primeiro questionamento nesta questão segundo os ateus reside em como Deus iria trazer todos os animais até Adão, e quanto tempo isso tomaria considerando as diversas regiões da Terra. Aqui nos deparamos primeiramente com um erro conceitual primário do ateísmo, ora independente de se Deus existe ou não, semânticamente quando se fala em Deus,pressupôe-se a idéia de um Ser não limitado a tempo ou espaço,mas com acesso a dimensões não acessíveis na esfera humana( trataremos da extra-dimensionalidade divina em outros artigos). Portanto colocar um obstáculo espaço-temporal ao conceito de Deus( o crer ou não, não modifica o conceito), demonstra um argumento de alguém que não deseja o debate, mas sim o silêncio.
Mas por outro lado,Adão está limitado ás dimensões do espaço-tempo,e portanto temos de responder ao questionamento que nos foi proposto. Não devemos ser dogmáticos quanto ao número atual de espécies na Terra. O zoólogo da Universidade de Oxford Robert May explica: " No nível puramente factual nós não sabemos dentro de uma ordem de magnitude quantas espécies de plantas e animais existem no planeta:menos de 2 milhões foram catalogadas e a estimativa do número total varia de 5 milhões a 50 milhões.(May,R.M,How many species are there on Earth? Science 241: 1441-1499,1988.) Há vários fatores que podem não ser imediatamente óbveis ao leitor casual,e devem ser considerados. Em primeiro lugar,Adão não teve de ir aqui e acolá atrás destes animais. Gn 2:19,claramente declara que " Deus trouxe os animais a Adão( conforme tratamos acima). Em segundo lugar, embora muitos aleguem que as espécies que Adão teria de observar e nomear alcançaria a cifra de milhões o número real seria uma pequena fração disso.
Note bem,que a Escritura declara explicitamente que Adão nomeou todos os "animais domésticos"(hebraico= behemah),"as aves do céu"(hebraico= oph hashamayin),e todos os "animais do campo"(hebraico= chayyah hassadeh). Não há nenhuma indicação de que Adão nomeou os peixes,ou qualquer organismo marinho,nem os insetos,coleópteros,ou aracnídeos. de fato entre as 2 milhões de espécies conhecidas,98% são invertebrados, que incluem uma variedade de animais desde esponjas,águas-vivas,vermes,moluscos e insetos. Os restantes 2% são vertebrados e chegam a aproximadamente 40.000 espécies( Burnie,D.Animal, microsoft encarta,online Encyclopedia 2002, encarta.msn.com). Este número é ainda reduzido quanto os 25.000 vertebrados marinhos(Orr,J.W, 'Fish',ref.2),e 4.000 anfíbios(Ref,2,"Vertebrate) são descontados,uma vez que estes claramente não se encaixam em nenhuma das categorias de animais listados em Gn 2:20.
Ademais,levando-se em conta que a "especiação" desde a criação,antes da criação do homem,tenha sido uma ocorrência constante(ex. carneiro,lhama,alpaca),as restantes 11.000 espécies de vertebrados em questão teriam muito provavelmente descendido de um número ainda menor de proto-espécies. Cada uma destas teriam sido as descendentes de animais no grupo que os taxinomistas denominam "gênero"( ou possivelmente uma ordem taxonomica mais elevada,conhecida como "família"( Batten,D, Lingers and Wholphins,What's next? Creation 22( 3) 28-33,2002:) Isto aponta para vários exemplos de híbridos férteis entre os membros de diferentes gêneros dentro de uma família),a qual o relato de Gênesis chama de "espécie".( Willians,P.J., What does "Min" mean?,TJ,11(3) :344-352,1977).
Uma vez que muitos "gêneros" contém dezenas,até mesmo centenas de "espécies" ,é muito mais provável que Adão teve de nomear somente um par de milhar destas proto-espécies,uma tarefa que poderia fácilmente ser alcançada em poucas horas. Supondo,diante disso,que Adão tenha nomeado 2.500 proto-espécies(gênero),e que o tenha feito á razão de 1 a cada 5 segundos,a tarefa teria sido feita em 3 horas e 45 minutos,incluindo cinco minutos de intervalo a cada hora.
Vejamos outra possibilidade ainda considerando os números acima: Se Adão fosse examinar um membro(ou membros) de cada espécie( a palavra hebraica para "espécie" usada em Gn 1:11,12,21,24,25, pode ter um significado mais extenso que o português para "espécies"),por 30 ou 60 minutos para se certificar de suas características,antes de determinar-lhes um nome apropriado,ele necessitaria cerca de um ano para completar a tarefa(supondo 44 horas semanais). Um ano pode parecer um longo tempo para nós,mas para Adão representaria uma pequena fração de sua expectativa de vida(trataremos do assunto sobre a longevidade alta do homem antes da queda em artigo posterior) .
Aqui vemos nos valendo da ciência,que não há nenhum absurdo no texto de Gênesis,quando se presta atenção,ao invés de ler munido de preconceito. Mas o que mais me incomoda e entristece,não como alguém que crê na Bíblia como a palavra do Deus Criador,mas como um ser pensante,é que tal disposição negativa impede os ateus de atentarem para a coisa mais básica quando se lê,qualquer texto,ou seja qual o objetivo principal,a idéia central que se quer comunicar. O que é importante notar aqui é que o propósito de Deus em desfilar todos estes animais diante de Adão,não é o nome que ele daria aos mesmos( o próprio Deus poderia tê-lo feito),mas sim mostrar a Adão que o homem era diferente em espécie de toda a criação,que nenhum destes animais poderia jamais servir como uma companhia,física,emocional,intelectual ou espiritual,para ele Adão, por conta disso criou em seguida a partir de uma porção retirada de um dos lados do homem o complemento que lhe seria adequado.,Inferindo no texto vemos que assim como Adão,Deus deseja uma extensão,a qual é o Ser Humano . O que esta passagem quer mostrar é que o homem é o centro da criação de Deus.Em nenhum ítem da criação a não ser o homem, Deus soprou um elemento proveniente Dele mesmo para o seu interior,tornando o homem um recipiente contendo o "ar"(pneuma,espírito) divino. Em Zacarias 12:1b,vemos a consistência do texto bíblico,e do entendimento correto da mensagem apresentanda em Gênesis: " Fala o Senhor,o que estendeu o céu,fundou a Terra,e formou o espírito do homem dentro dele." A Escritura em Gênesis é clara,coerente,e totalmente aplicável a esfera humana,e responde a pergunta título,no entanto a lástima do paradigma ateu os impede de enxergar o ponto central do texto,preferindo o preconceito ao uso da inteligência,a qual Deus deu a todos os homens,inclusive a eles.
N.A: As explicações científicas e taxonomicas neste artigo baseiam-se em texto de Andrew Kulikovsky,especialista em Ciência da Computação e Informação da Universidade do Sul da Austrália,por terem estas a completa anuência do autor do blog.

Nenhum comentário: